Moxa e Ventosa

Excelência e atendimento especializado
há 20 anos.
Atendimento em Moema, São Paulo

Dra. Marcia Lôbo

Eu e a Medicina Chinesa-Acupuntura

Fui apresentada à Medicina Chinesa-Acupuntura ainda na Faculdade de Fisioterapia da USP. O olhar amplo que a Medicina Chinesa-Acupuntura possui, integrando aspectos energéticos, físicos, emocionais, ambientais e nutricionais me estimulou a seguir na área.

Iniciei meus estudos em Medicina Chinesa-Acupuntura em 2003, e ao final de 2005 concluí minha Especialização em Medicina Tradicional Chinesa-Acupuntura pelo CEATA reconhecida pelo COFITO.

Me tornar especialista nesta área fez com que eu aumentasse meus recursos terapêuticos, pois adquiri conhecimentos de diversas técnicas além da Acupuntura, como: eletroacupuntura, laser acupuntura, acupuntura com magnetos, moxaterapia, ventosaterapia. Após uma criteriosa avaliação mediante uma escuta humanizada e também da análise do pulso e da língua, esclareço quais as melhores técnicas para o caso do paciente.

Ao longo da minha jornada nesse campo de conhecimento, busquei me aprimorar nas áreas: Acupuntura para Paralisia Facial, Acupuntura para Gestantes, Acupuntura para Situações Emocionais, como: fobias, sd. pânico, ansiedade, depressão, Acupuntura para Dores Crônicas ou Agudas, Acupuntura na Saúde da Mulher: cólicas menstruais, menopausa, entre outras.

A Medicina Chinesa – Acupuntura é para mim, além de uma excelente técnica, é um caminho de vida para o equilíbrio e a saúde.

marcia-lobo

Qualificações:

Moxa

Após avaliação verifico se a técnica de moxaterapia é indicada para a queixa do paciente. Sendo bem indicada, é mais uma técnica que agrego ao tratamento.

A moxa é um bastão feito com a planta Artemísia. Ele é aquecido e aplicado próximo ao ponto de acupuntura. Atualmente, existe também a moxa de carvão que não libera fumaça e não possui odor.

Utiliza-se esta técnica quando é necessário fornecer energia à região, uma vez que muitas doenças, segundo a Medicina Tradicional Chinesa, são originadas pela deficiência de Qi (energia presente nos meridianos). Outro efeito do aquecimento local é a estimulação da circulação e relaxamento muscular.

É indicada para quadros de deficiência de energia, tensão muscular e dores crônicas. 

Técnica muito utilizada para tratamentos em idosos e  gestantes.

Aqui em meu consultório, utilizo a moxaterapia como uma técnica complementar associada a outras no tratamento.

moxaterapia em moema

Ventosa

Após avaliação verifico se a técnica de ventosaterapia é indicada para a queixa do paciente. Sendo bem indicada, é mais uma técnica que agrego ao tratamento.

A ventosaterapia auxilia no alívio da dor.

A utilização de ventosas é uma técnica muito antiga para tratar alguns tipos de dores. A sucção promovida pela ventosa ativa a circulação local, eliminando de maneira mais rápida substâncias causadoras de dor. Segundo a medicina chinesa é uma forma eficaz de mobilização energética quando há estagnação em meridianos.

A ventosaterapia pode ser indicada como recurso auxiliar no tratamento de dores na coluna, região cervical e lombar, por exemplo.

Aqui em meu consultório, utilizo a ventosaterapia como uma técnica complementar associada a outras no tratamento.

ventosaterapia em moema

O Consultório