Fisioterapia Respiratória

Excelência e atendimento especializado
há 20 anos.
Atendimento em Moema, São Paulo

Dra. Marcia Lôbo

Eu e a Fisioterapia

Minha inclinação para área da saúde surgiu cedo, logo na infância e seguiu pela adolescência, em que a busca por temas relacionados à saúde era constante. Ao longo dos anos, essa inclinação se tornou uma vocação, voltada para o tratamento integral do ser humano, contemplando os aspectos físicos e emocionais.

Assim, inicio minha jornada em 2001, quando entro na Faculdade de Fisioterapia da USP, me formando em 2004. Durante esse período, fui apresentada à Acupuntura, o que me motivou a estudar Medicina Tradicional Chinesa, concluindo minha especialização em 2005 no CEATA.

Também na faculdade, tive afinidade com a ciência da Psicossomática e estudei a Psicanálise Integral do Dr. Norberto Keppe. Em 2012, concluí minha especialização em Gestão de Conflitos: Psico-Sócio-Patologia na FATRI. Desde então, aplico esses conhecimentos em meus atendimentos.

Após a graduação, busquei aprimoramento em Fisioterapia Cardio-Respiratória, no Hospital do Servidor Público Estadual em 2005 e me especializei em Ortopedia e Traumatologia pelo Instituto Cohen em 2007. E também concluí a formação em Pilates Postural Clínico em 2007, técnica que utilizo em tratamentos posturais associadas a outras relacionadas.

Para ampliar meus recursos de tratamentos integrativos, me tornei Terapeuta Floral de Bach pelo Instituto Dr. Edward Bach, Bach Centre em 2020.

Sigo com atendimentos no meu consultório, avaliando as melhores técnicas para cada fase do tratamento, oferecendo um atendimento individualizado e humanizado.

marcia-lobo

Qualificações:

Fisioterapia Respiratória

A fisioterapia respiratória ambulatorial é indicada para pessoas portadoras de bronquite, asma, enfisema e para fumantes.

O objetivo deste tratamento é melhorar a função pulmonar permitindo conforto ao respirar. A conduta a ser realizada depende da patologia a ser tratada, por isso faço uma avaliação criteriosa com acompanhamento da taxa de oxigênio no sangue (oximetria). 

As formas de intervenção da fisioterapia respiratória são: exercícios respiratórios e de membros superiores e inferiores, manobras pulmonares realizadas pelo profissional, utilização de incentivadores respiratórios individuais. 

Como a mecânica respiratória (forma de respirar) muitas vezes está alterada nesses pacientes, também gosto de associar um trabalho de reeducação postural quando  necessário, pois muitas vezes uma postura inadequada de caixa torácica prejudica uma respiração saudável.

Utilizo o oxímetro em todas as consultas para acompanhar a saturação de oxigênio durante os exercícios.

fisioterapia respiratória em moema

O Consultório